Menu principal
 

Sobre o NIT

quinta-feira, 25 de maio de 2017

O Núlceo de Inovação do IFC foi criado pela Resolução  CONSUPER/IFC Nº 009/2011, sua missão é promover a proteção da propriedade intelectual, a transferência de tecnologia; estimular, apoiar e acompanhar as ações de inovação tecnológica no IFC; fortalecendo o relacionamento com a comunidade e o desenvolvimento do país.

O objetivo do NIT , de acordo com a Resolução 009/2011, é a agregação de valor à produção do conhecimento científico e tecnológico do IFC, bem como o apoio e estímulo à transferência de tecnologias, promovendo o desenvolvimento e apoio aos arranjos produtivos locais.

1) O que é inovação?

De acordo com a lei 13.243/2016, Art. 2º, inciso IV inovação é ” introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho”.

2) O que é Propriedade Intelectual?

A propriedade intelectual decorre diretamente da capacidade inventiva ou criadora do intelecto humano de seus criadores. A proteção dos direitos de propriedade intelectual são importantes pois protegem as obras, produtos ou processos criados, salvaguardando os direitos dos criadores bem como de seus titulares.

A Propriedade Intelectual compreende direitos relativos a:

Direito de Autor e Conexos( obras intelectuais expressas, programa de computador);
Propriedade Industrial: ( Patentes, Desenho Industrial, Marcas, Indicação Geográfica, Concorrência Desleal)
Direitos Sui generis: (proteção de novas variedade de plantas, topografia de circuito integrado, conhecimentos tradicionais, manifestações folclóricas)

** Informações baseadas no Curso D101P BR – Módulo 2 – Indrodução à PI – WIPO/OMPI/INPI

Para novidades sobre inovação e boas práticas:

https://www.facebook.com/groups/915474828578588/?fref=ts

Maiores informações sobre Proteção Industrial podem ser obtidas pelo site: http://www.inpi.gov.br/

Sobre as buscas de anterioridade de patentes em bases gratuitas: http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/informacao/guia-pratico-para-buscas-de-patentes

 

Equipe:

Coordenadora do NIT – Carla Zandavalli

Tecnólogo em Processos Gerenciais – Rafael Paes de Barros

Estagiária: Jéssica Borghesan

Contato:

Email: nit@ifc.edu.br

Telefone: (47) 3331-7823